A matemática é assim ...

"Sempre me pareceu estranho que todos aqueles que estudam
seriamente esta ciência acabam tomados de uma espécie de paixão pela mesma. Em verdade, o que proporciona o máximo prazer não é o conhecimento e sim a aprendizagem, não e a posse mas a aquisição, não e a presença, mas o ato de atingir a meta". (GAUSS, CARL FRIEDERICH)

quarta-feira, 6 de junho de 2012

JOGO DAS EQUAÇÕES

Caros professores, pesquisando alguns jogos para minha aula de Equação, encontrei o jogo das equações no blog UNIVERSO DOS NÚMEROS. Achei muito legal e estou compartilhando com vocês.
 
Vou postar hoje o modelo de um jogo bastante simples mais que desenvolve o cálculo e o raciocínio, e pode ser adaptado para diferentes conteúdos. Aqui posto o exemplo que construí com as Equações do 1º grau, mas poderi ser do 2º grau, ou sistemas de equações, frações, decimais, porcentagem, polinômios...enfim, o conteúdo você escolhe.
O jogo funciona assim: Contruir uma quadrado de 40 centímetros, e dividir em 4 quadrados de 10 centímetros. Traçar suas diagonais dos dois lados, dividindo cada quadrado em 4 triângulos. Agora é só decidir o conteúdo e completar a "tabela". O objetivo é colocar a operação em uma parte do triângulo e no triângulo correspondente sua resposta.Depois de todo o tabuleiro preenchido, é hora de recortar. Com as peças soltas os alunos, que poderão estar em duplas ou trios, quem sabe competindo entre a turma toda, devem resolver as equações, encontrar seu resultado no quebra cabeça e "remontar" o grande quadrado. Ganha quem finalizar primeiro.