Elementos Essenciais na Elaboração de uma Atividade de Ensino
Mario Oliveira Thomaz Neto1
O professor ao planejar a sua prática pedagógica pode prever os objetivos de aprendizagem, o método de ensino, os conteúdos e conceitos matemáticos a serem trabalhados em sala de aula. Com base na escolha dos conteúdos a serem trabalhados, o professor organizará seus procedimentos de ensino de forma que melhor se ajustem aos objetivos de aprendizagem propostos.
Os procedimentos de ensino estao relacionados as diversas maneiras de intervenção pedagógica. O processo ensino e aprendizagem deve acontecer de maneira dinâmica, nesse caso se concretizará na medida em que o aluno for envolvido em atividades de ensino que lhe possibite a aquisição de conhecimento matemático. Então, os procedimentos de ensino adotados devem incluir atividades que propiciem a aprendizagem de forma dinâmica.
A elaboração de atividades que compõem um planejamento de ensino requer elementos essenciais que envolvem:
Os procedimentos de ensino estao relacionados as diversas maneiras de intervenção pedagógica. O processo ensino e aprendizagem deve acontecer de maneira dinâmica, nesse caso se concretizará na medida em que o aluno for envolvido em atividades de ensino que lhe possibite a aquisição de conhecimento matemático. Então, os procedimentos de ensino adotados devem incluir atividades que propiciem a aprendizagem de forma dinâmica.
A elaboração de atividades que compõem um planejamento de ensino requer elementos essenciais que envolvem:
* Título – nomear a atividade de forma breve e consoante ao conteúdo a ser explorado;
* Objetivo – descrever a finalidade a que se propõe o estudo do conteúdo explorado. O objetivo é sempre indicado pelo uso de verbo no infinitivo, com terminações em ar, er, ir, or;
* Materiais – listar os recursos materiais necessários para o desenvolvimento da atividade;
* Procedimentos metodológicos – explicar a maneira como será desenvolvida a atividade. É fundamental que as ações possam estar sendo detalhadas para um bom entendimento dos procedimentos utilizados;
* Conteúdos - indicar os conhecimentos matemáticos que serão mobilizados durante o desenvolvimento da atividade.
* Objetivo – descrever a finalidade a que se propõe o estudo do conteúdo explorado. O objetivo é sempre indicado pelo uso de verbo no infinitivo, com terminações em ar, er, ir, or;
* Materiais – listar os recursos materiais necessários para o desenvolvimento da atividade;
* Procedimentos metodológicos – explicar a maneira como será desenvolvida a atividade. É fundamental que as ações possam estar sendo detalhadas para um bom entendimento dos procedimentos utilizados;
* Conteúdos - indicar os conhecimentos matemáticos que serão mobilizados durante o desenvolvimento da atividade.
1Professor Assistente do Departamento de Matemática, Estatística e Informática da Universidade do Estado do Pará - UEPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário