A matemática é assim ...

"Sempre me pareceu estranho que todos aqueles que estudam
seriamente esta ciência acabam tomados de uma espécie de paixão pela mesma. Em verdade, o que proporciona o máximo prazer não é o conhecimento e sim a aprendizagem, não e a posse mas a aquisição, não e a presença, mas o ato de atingir a meta". (GAUSS, CARL FRIEDERICH)

sábado, 16 de maio de 2009

Matemática por Atividade

Ensino de Matemática por meio de atividades

Elementos Essenciais na Elaboração de uma Atividade de Ensino

Mario Oliveira Thomaz Neto1

O professor ao planejar a sua prática pedagógica pode prever os objetivos de aprendizagem, o método de ensino, os conteúdos e conceitos matemáticos a serem trabalhados em sala de aula. Com base na escolha dos conteúdos a serem trabalhados, o professor organizará seus procedimentos de ensino de forma que melhor se ajustem aos objetivos de aprendizagem propostos.

Os procedimentos de ensino estao relacionados as diversas maneiras de intervenção pedagógica. O processo ensino e aprendizagem deve acontecer de maneira dinâmica, nesse caso se concretizará na medida em que o aluno for envolvido em atividades de ensino que lhe possibite a aquisição de conhecimento matemático. Então, os procedimentos de ensino adotados devem incluir atividades que propiciem a aprendizagem de forma dinâmica.

A elaboração de atividades que compõem um planejamento de ensino requer elementos essenciais que envolvem:

* Título – nomear a atividade de forma breve e consoante ao conteúdo a ser explorado;
* Objetivo – descrever a finalidade a que se propõe o estudo do conteúdo explorado. O objetivo é sempre indicado pelo uso de verbo no infinitivo, com terminações em ar, er, ir, or;
* Materiais – listar os recursos materiais necessários para o desenvolvimento da atividade;
* Procedimentos metodológicos – explicar a maneira como será desenvolvida a atividade. É fundamental que as ações possam estar sendo detalhadas para um bom entendimento dos procedimentos utilizados;
* Conteúdos - indicar os conhecimentos matemáticos que serão mobilizados durante o desenvolvimento da atividade.

1Professor Assistente do Departamento de Matemática, Estatística e Informática da Universidade do Estado do Pará - UEPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário