A matemática é assim ...

"Sempre me pareceu estranho que todos aqueles que estudam
seriamente esta ciência acabam tomados de uma espécie de paixão pela mesma. Em verdade, o que proporciona o máximo prazer não é o conhecimento e sim a aprendizagem, não e a posse mas a aquisição, não e a presença, mas o ato de atingir a meta". (GAUSS, CARL FRIEDERICH)

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Experimentoteca: Brincando com os números inteiros e outras atividades.

Experimentoteca: Brincando com os números inteiros e outras atividades.
#fullpost{display:inline;}

Disponivel em http://matematica-na-veia.blogspot.com/2009/04/experimentoteca-brincando-com-os.html
MATERIAL DIDÁTICO PARA OS NÚMEROS INTEIROSMuitas crianças têm dificuldade em interpretar certas regras e conceitos matemáticos, e estas dificuldades podem ser trabalhadas, usando-se de materiais concretos, afim de que os alunos compreendam e dêem significado aos conceitos mais abstratos. Um exemplo que podemos citar é a noção de “números inteiro”. Sabemos que existem diversas formas de trabalhar o conceito de “número inteiro”, alguns bem simples, ( o que depende é claro, do grau de estudo da classe em questão). Mas o problema é quando o professor, sem a devida experiência, tem que criar e integrar aos seus planos de aula, aplicações com material concreto. Mesmo os mais experientes têm muitas dificuldades em encontrar material didático para as suas aulas de matemática, então para facilitar a sua vida, o blog "Matemática na veia" resolveu disponibilizar mais uma dica para dinamizar as aulas.O Portal educacional da CDCC (Centro de Divulgação Cientifica e Cultural) da USP (Universidade de São Paulo) com o apoio do CNPq , VITAE e FINEP, disponibiliza em um de seus projetos denominado “ Experimentoteca” kits prontos que tratam de diversos temas relacionados à matemática.
Um destes kits é exatamente sobre “números inteiros”, e para não ficar dúvidas você pode verificar na imagem abaixo um exemplo de exercício prático para trabalhar o conceito de adição com as crianças da sexta série.Imagem de um exercício no kit “Operação de adição com inteiros:”
Além deste trabalho existem diversos outros temas que podem ser abordados em aula, e posso dizer com toda a certeza que os kits são muito bons! Confira, e faça você mesmo a avaliação.

2 comentários:

  1. professora, achei um jogo de raciocínio lógico online; acho aque a senhora vai gostar:
    http://jogolandia.uol.com.br/raciocinio/canibais_e_missionarios-2019.html

    ResponderExcluir
  2. é só copiar o link e colar no espaço de html. Ana Brandão

    ResponderExcluir